sábado, 30 de setembro de 2017

Povo, Sociedade, Nação e Território  Brasileiro  
A palavra povo deriva do termo latim populuse permite fazer referência a conceitos diversos: os habitantes de uma certa região, a população em geral, uma povoação de menor tamanho que uma cidade e à classe baixa de uma sociedade.
O povo pode ser por tanto o conjunto de habitantes de uma nação, região ou país (“O povo brasileiro”). Estas pessoas constituem uma comunidade pelo fato de terem tradições, costumes e um passado cultural em comum. Darcy Ribeiro definiu o povo brasileiro como uma mistura de matrizes formadoras principais: o índio, o negro e o europeu português.
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros". Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeros os povos que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e, mais recentemente, os  asiáticos.
Os indígenas (Índios quem São Eles) foram muito massacrados desde de o inicio da ocupação colonial e mesmo hoje, brigam pelo reconhecimento de suas terras e sua cultura.